segunda-feira, 10 de março de 2008

SL - 22ª Jornada

Uma jornada com muita história para contar.
FCP lidera ainda mais isolado (14 pontos de distância para o 2º); o SLB ainda não ganhou em 2008 na catedral ou, como lhe chamam no "Inferno" da Luz, empatou contra o último e ficou sem treinador; o SCP, a 20 pontos de distância do líder, tornou a perder, num campeonato desastroso e pode cair para 6º; o VSC, a reagir melhor à pressão, e com um estádio cheio está isolado em 3º; o VFC em 4º a lutar pela Champions e a fazer um brilharete; e um Belenenses que poderá vir a pagar muito cara a factura da utilização irregular de Meyong.
Aliás, a bem da competitividade da Liga, era bom que os órgãos disciplinares decidissem rapidamente o caso Meyong (pois o Belenenses está na luta pela UEFA)
Dito isto,

POSITIVO DA JORNADA
  • V. Guimarães. 27.320 espectadores viram, no D. Afonso Henriques, o V. Guimarães ganhar, justa e impecavelmente ao Sporting. Num jogo onde temia que os vimaranenses acusassem a pressão como fizeram frente ao Benfica, apareceram convictos, estruturados, com atitude e motivadissimos, fazendo uso da receita da época passada que permitiu a subida à Liga. Sereno (DC) e Fajardo (M) marcaram os golos. Alan falhou um penalti. Não há bela sem senão. Não percebo porque é que Manuel Cajuda ainda aposta nele. Ainda não marcou um único golo e não tem jogado grande coisa, estando um pouco apagado na equipa. Para agravar, ainda falha uma penalidade, que, convertida, poderia ter 'matado' o jogo. A manter este ritmo, o V. Guimarães pode candidatar-se ao 2º lugar. Antes, porém, terá de segurar o 3º.
  • V. Setúbal. Outro grande vencedor da jornada. Ganhou de penalti, em casa, frente ao candidato à UEFA, Marítimo. Brilhante a temporada do V. Setúbal. Com dificuldades financeiras e ainda com processos de penhora na alçada, o V. Setúbal tem feito um campeonato excelente. A letra "c" está intimamente ligada à carreira deste V. Setúbal. Carlos Costa, presidente em boa hora escolheu Carlos Carvalhal para treinador (recorde-se que a escolha do técnico deveu-se ao facto de ele ter sido o técnico da subida, à algumas épocas atrás e, Costa queria voltar a ver o V. Setúbal na senda de êxitos. A verdade é que eles aí estão), que é coadjuvado por Carlos Cardoso (que o ano passado conseguiu a permanência. Para além disso, o jogador, actualmente, em destaque tem um nome que começa por "c": Cláudio Pitbull. Um jogador regenerado, humilde e trabalhador, muito diferente, para melhor, do que quando chegou ao FC Porto. Falar do plantel, implica falar de todos os jogadores, que têm estado muito bons. Convém referir que o do Vitória é dos mais curtos da Liga
  • Quaresma. A meio da semana critiquei-o bastante pelo péssimo espírito de equipa que teve frente ao Shalke 04. Esta semana elogio-o. Não melhorou. mas marcou o único golo da vitória do FC Porto, que ficou mais isolado na frente. Foi uma exibição q.b. frente à Académica que chegou para ganhar (a sorte protege os audazes, e Académica não foi audaz - Domingos Paciência disse, na conferência de imprensa, que queria que a AAC fosse pior que o Porto, para ter a sorte do jogo, como o Shalke teve a da eliminatória da LC. Mas a verdade é que os de Coimbra só remataram pela 1ª vez à baliza aos 82'. No comments)
  • Sp. Braga. Ganhou ao fim de 8 jogos, quando a margem de Manuel Machado era cada vez mais curta.

NEGATIVO DA JORNADA

  • J. A. Camacho. O "salvador" bateu com a porta. Falta de resultados, de exibições e motivação ditaram a saída do técnico. Jogadores medianos, desenquadrados, lacunas no plantel (defesa, em particular ala direita), 3 meses sem ganhar em casa, i.e., sem dar uma alegria aos sócios no "Inferno" da Luz, excessiva dependência de Rui Costa, inúmeras lesões às quais não havia alternativas no plantel, uma desvantagem grande para o líder, as competições europeias por um fio, a Taça da Liga um fiasco. Enfim, num quadro desfavorável, Camacho desistiu. "Fugiu com o rabo à seringa", esquivando-se de culpas. Mais uma vez a estrutura benfiquista falhou, o presidente continua a meter o pé na argola. Se em vez de estar tão preocupado com o Apito Dourado e com 'farpas' aos dirigentes dos outros clubes, resolvesse os problemas internos, construisse bons planteis, garantisse uma estrutura sólida ... é que era bom.
  • Carlos Brito. De saída do Leixões. Não é grande treinador. Venho-me a aperceber disso. Não ponho em causa a sua seriedade e profissionalismo. Não o conheço. Julgo-o pelo trabalho que apresenta, pelos resultados que demonstra. A avaliação é negativa. Comecemos pelo Rio Ave, que foi até agora o seu único trabalho positivo. Foi para o Boavista, não cumpriu com o objectivo europeu (apesar de a equipa ter jogado bom futebol). Depois no Nacional, não passou a eliminatória da UEFA e não chegou ao fim do campeonato, com acusações de discriminação de jogadores brasileiros. No Leixões, na minha opinião, não pôs a equipa a render o que devia, não apostou num único jovem da formação (apesar de ter 3 juniores inscritos), ainda não ganhou fora e a permanência ainda não está bem encaminhada. O presidente vem acusar alguns jogadores de falta de empenho (porque será, pergunto eu?). Bem perante isto, adjectivos para quê?
  • Sporting. Vamos ver em que lugar fica. Está em 5º e pode cair para 6º. Começo-me a convencer que o plantel é fraco. O Sporting não tem banco. Com este cenário adverso, que pode Paulo Bento fazer? O que o tem safado são as competições extra campeonato, porque este está a ser para esquecer.

Sem comentários: