sábado, 29 de março de 2008

Uma questão de treinador!

O que um treinador pode mudar numa equipa?
É uma boa questão.

Na maior parte das situações, quando os resultados não aparecem, muda-se de treinador. Os dirigentes, o estádio, os equipamentos, os adeptos e os jogadores são exactamente os mesmos. O efeito dá-se então a nível psicológico. Um novo líder é capaz de mudar completamente a situação.
Basta trocar o treinador e tudo fica diferente.

Este discurso, aplica-se ao que se está a passar com Manuel Cajuda no V. Guimarães.
O ano passado, a equipa começou com Norton de Matos. Com muito pouca humildade, a viver na sombra do estatuto e a carregar o ónus da subida, o Vitória sentiu muita dificuldade em se adaptar ao futebol da Liga de Honra. Chegaram as teorias da pressão.

Mudou o treinador. A situação era aflitiva. A equipa não ganhava, afundava-se na tabela e a pressão a assombrar. Chegaria um novo técnico, Manuel Cajuda. Tinham sido frustrantes os seus últimos trabalhos na Liga - Beira Mar e Naval. Mas, deixando as teorias e os livros de lado e valendo-se da sua enorme experiência, transformou, por completo, a equipa vimaranense.
Transformou pressão em motivação, como alguém disse. A verdade é que sem grandes mexidas no plantel, pôs a equipa a ganhar, a voar na tabela classificativa, a animar os adeptos e a encher o estádio. Conseguiu a subida, que muitos já davam por perdida. Convém referir, que o Rio Ave ajudou, e muito.

Na Liga, já esta época, a estrutura do plantel manteve-se. Os reforços foram bem escolhidos (Miljan, Andrezinho, Fajardo, João Alves), cumulativamente com uma boa aposta na formação (Rabiola já está no FCP). A equipa tem registado uma evolução notória. Começou tímida, depois alternava vitórias com derrotas pesadissimas, registando agora mais equilíbrio e amadurecimento. Lida cada vez melhor com a posição que está na tabela, embora tenha um ataque pouco eficaz, não obstante, mesmo assim, não se registar a dependência exclusiva de nenhum bombardeiro. Mas a inexistência de um goleador, pode ser vista como um senão.

Faltam 6 jornadas. O Vitória se quiser ir à LC, não pode vacilar, mas cumpriu o seu principal objectivo, a permanência. O que vier por acréscimo será lucro.

Mas, vamos ver como a equipa reage. Recordo que o Braga há 3 anos também estava bem lançado, chegando a pisar a liderança e acabou em 4º.

Mas o 2º lugar (não o êxito) do V. Guimarães não é independente do demérito de Benfica e Sporting que têm feito campeonatos muito abaixo do que se esperaria.

Em suma, Manuel Cajuda, em ano e meio transformou uma equipa deprimida, pressionada, ansiosa e mediana na LH numa equipa ganhadora, motivada, a praticar bom futebol e a lutar pela LC.
Para mim, Cajuda é candidato a treinador do ano. Só não o é efectivamente porque, como disse, ainda há muita coisa em jogo, e vamos ver como a equipa se porta nos 6 jogos que faltam.

Sem comentários: