sábado, 19 de julho de 2008

Taça Intertoto (Sp. Braga)

Sivaspor 0-2 Sp. Braga
Como se previa, o Sp. Braga venceu, sem dificuldades e com uma boa exibição, os turcos do Sivaspor. Um onze bem montado e com o especialista nos jogos europeus (Linz) a marcar. O 2º golo foi de Moisés (reforço - ex Boavista)
19-07-2008
Amanhã começam os jogos oficiais e o estreante é o Sp. Braga .
Vai jogar a eliminatória da Intertoto na Turquia.

O adversário não é difícil, mas também não é dos mais fáceis. Como Jorge Jesus adiantou, e bem, foi o 3º classificado da liga turca com os mesmos pontos que o 2º, o Fenerbahçe.

O Sp. Braga aparece completamente renovado esta época, desde os dirigentes ao plantel, passando pela equipa técnica.

O objectivo passa por esquecer a época passada.
Carlos Freitas é o director desportivo. Em termos práticos, é responsável pelo futebol bracarense. O trabalho que fez no Sporting foi bom. Acho que foi uma boa escolha.

Neste campo, houve uma mudança de filosofia, com uma hierarquia bem definida.

Quanto ao treinador, os critérios também mudaram. Um treinador experiente, competente, rigoroso, responsável e bastante conhecedor do "futebol". Os seus adjuntos têm funções bem definidas, algumas novas, originais e bastante credíveis.

No que diz respeito ao plantel, houve uma renovação.

Sem reforços sonantes, destaco Eduardo (que brilhou no Setúbal), Luís Aguiar (promissor) e Evaldo (marca pouco, mas é eficaz do lado esquerdo da defesa) e Mário Felgueiras, houve saídas de jogadores experientes: Paulo Santos, Brum, Zé Manuel, Miguelito e João Tomás. Parecem-me bastantes, algumas discutíveis. Todos eles têm substitutos. Mas se as saídas são questionáveis, a continuidade de jogadores como Frechaut e Vandinho também não são consensuais.

Neste plantel do Sp. Braga, parece não haver espaço para jovens (dos 5 juniores iniciais não ficou um único e Mário Palmeira ainda não sabe se fica). A aposta intensa na formação que o Braga quer incutir, incluindo a criação do clube satélite Riberão, só se justifica se for materializada na equipa sénior.
Já agora, achei bastante curiosa a campanha marketing "Guerreiros do Minho" e boa sorte para amanhã.

Sem comentários: