sábado, 4 de abril de 2009

Liga Sagres - 23ª Jornada

Estamos a entrar numa fase do campeonato em que não se pode errar, sob pena de se condicionar os objectivos da época e as restantes 7 jornadas.

POSITIVO DA JORNADA
  • FC Porto.
    Fez um grande jogo frente a um "osso duro de roer", o V. Guimarães. 3 golos foram a resposta a um do Vitória. O FC Porto com uma exibição de alto nível na 2ª parte aguentou muito bem o 1º lugar, mantendo distâncias.
  • Nuno Piloto.
    Coroou a jornada da época, marcando o golo da vitória que vale a permanência.
NEGATIVO DA JORNADA
  • Leixões.
    4ª derrota consecutiva e o gráfico (do site zerozero) ilustra bem quão espinhosas têm sido as últimas jornadas. O tempo veio provar que o fulgor inicial era mesmo só de principio. Deixou-se apanhar pelo Marítimo e caiu em 7º lugar (fora da zona europeia).

06-04-2009 - 15:20
Ontem jogaram-se mais 5 jogos e nada de novo na tabela. Os 4 primeiros ganharam.
Em Setúbal, com golos polémicos, o Sp. Braga regressou às goladas (desde Outubro). O central Rodríguez, o médio Cesar Peixoto e o ponta de lança Orlando Sá marcaram os golos. Nota para a excelente forma que os três jogadores estão a atravessar neste momento. O Braga só está a fazer o que lhe compete: lutar por lugares uefeiros, depois da eliminação da mesma. Quanto ao V. Setúbal, sofre uma derrota pesada na sequência de uma semana também ela pesada.
Na Madeira e na Figueira da Foz, tudo como se esperava, sem novidades. Contudo, atenção que o Marítimo começa a ficar para trás (dependendo do jogo do Nacional).
No Leixões, nova derrota, sendo que esta foi a 4ª consecutiva. Aliás, a equipa está a confirmar na perfeição o ditado popular "quanto mais alta é a subida, maior é a queda". O Sporting lá cumpriu, marcando por Derlei.
O Benfica, como se esperava, ganhou. Jogou mal, fez antijogo, etc ... mas trouxe os três pontos e isso é que interessa.

05-04-2009 - 00:03
Em Coimbra, a Académica ao vencer por 1-0 o Belenenses conseguiu (na prática) aquilo pelo que luta ano após ano: a permanência. Noto, nas últimas épocas uma enorme falta de ambição de um clube histórico, místico e com uma situação relativamente estável. Com os mesmos meios, a Académica deveria lutar por posições bem melhores na tabela.
Quanto ao Belenenses, é mais uma das equipas a sofrer com a crise financeira que está a estalar no futebol português. Está em zona de descida com um percurso medíocre. A culpa não é só Fernando Sequeira... ao tempo que ele já saiu. Eis o seu percurso:
Em Guimarães, o FC Porto assustou-se com a 1ª parte do V. Guimarães. Roberto marcaria o primeiro golo. Seria o 4º para o ponta de lança à 23ª jornada, o que é pouco. Farías, Mariano e Rolando viraram a partida e deram a vitória aos portistas. Farías, apesar de ter um falhanço grave na 1ª parte continua a aproveitar as oportunidades que lhe são concedidas. Rolando, central titularissimo no seu 1ª ano de dragão ao peito, finalmente marcou. Um excelente cabeceamento "à Bruno Alves". Neste jogo, apesar de não ter marcado, houve um jogador que esteve muito bem, Hulk... fintas excelentes.
O FC Porto cumpriu, num jogo díficil e a pressão está agora para o lisboetas.
Gráficos: Zerozero; Imagem: Lusa

Sem comentários: