segunda-feira, 6 de abril de 2009

Liga Vitalis - 23ª Jornada

Estamos a entrar numa fase do campeonato em que não se pode errar, sob pena de se condicionar os objectivos da época e as restantes 7 jornadas.
Nesta jornada, o Olhanense perdeu em Oliveira de Azeméis, contrariando as expectativas, uma vez que era líder à partida para a jornada e o adversário estava em zona de descida, que, aliás, deixou de estar. Esta foi a grande alteração da jornada. A Oliveirense saiu da zona de descida por troca com o Boavista. No Santa Clara, esperava-se uma vitória frente ao Sp. Covilhã, mas o empate já é muito bom. Noutros planos, João Eusébio e o Gil Vicente já vêm a subida por um canudo e o Freamunde alcançou a permanência. Em Gondomar, luz ao fundo do túnel, 10 jogos depois uma vitória.

POSITIVO DA JORNADA
  • Oliveirense.
    A grande vencedora da jornada
    Quinto jogo sem perder e uma vitória muito difícil, de justeza discutível, frente ao líder do campeonato. Num jogo de extremos, o adversário era claramente favorito, mas dentro do campo foi Sérgio Grilo o único a concretizar, o que valeu a vitória e a subida ao 14º lugar, em zona de permanência.
    Uma evolução muito boa, que faz com que a Oliveirense dependa apenas de si.
  • Gondomar
    Daniel Ramos deu finalmente o braço a torcer e adaptou a sua tácita aos jogadores que tem à disposição. O estilo de jogo "mais simples" valeu 2 empates e 1 vitória, a deste fim de semana, com uma goleada estrondosa ao Estoril e com Bruno Severino a render muito mais.
    Espera-se que esta ideia luminosa não tenha chegado tarde demais.
  • Cuco (Freamunde)
    Marcou o golo da vitória que "garante" (em termos práticos) a permanência do Freamunde na Liga Vitalis
NEGATIVO DA JORNADA
  • Boavista
    As dificuldades são muitas, sendo as mais relevantes os salários em atraso e o encurtamento do plantel. Rui Bento faz o que pode, mas a situação em termos desportivos tem-se degradado muito à medida que as jornadas vão passando. Nesta, a situação agravou-se muito porque a derrota em Aveiro (a 5ª em 6 jogos), empurrou a equipa para zona de descida.
  • João Eusébio.
    Foi corajoso em assumir o risco de tentar subir o Gil Vicente e até tinha motivos para isso. Porém, algumas jornadas depois, a situação mudou e para pior. 2 derrotas, 2 empates e 1 vitória foi o que conseguiu. Um registo muito pobre de quem se exigia muito mais.
    Arrisca-se a ser o flop do campeonato, porque a subida é cada vez mais um sonho, prestes a tornar-se um pesadelo.

Sem comentários: