sexta-feira, 8 de maio de 2009

28ª Jornada - Antevisão

LIGA SAGRES

A antepenúltima jornada do campeonato tem alguns, mas grandes, motivos de interesse. Claro está, o jogo FC Porto - Nacional vai concentrar todas as atenções, porque os da casa podem sagrar -se campeões nacionais dando uma bofetada de luva branca a todos aqueles que tentaram condicionar o defeso portista no Verão. O plantel construiu-se com confiança, critério e competência e o resultado está à vista: o FC Porto está prestes a sagrar-se tetracampeão.

Sporting e Benfica jogam, em casa, frente a duas equipas que lutam pela permanência. O Sporting, que defronta o V. Setúbal, poderá ter mais dificuldades que o Benfica, que joga frente ao Trofense. Recorde-se que em Setúbal, esta semana houve fumo branco relativamente à direcção do clube. Na luta por objectivos ainda não alcançados, destaque ainda para o Belenenses (manutenção)-Braga (Liga Europa). O Rio Ave que joga em Guimarães se ganhar poderá ser um dos grandes beneficiados da jornada.

LIGA VITALIS


Continuam quentes os bastidores do campeonato com Hélder Godinho, Mamadi, Feirense e a U. Leiria a serem os protagonistas. Polémicas à parte, é precisamente a U. Leiria, que se vencer em Oliveira de Azeméis, será a grande vencedora da jornada e do campeonato. Começou muito mal a época com Paulo Alves ao comando, que não validou a competência que tinha revelado no Gil Vicente, mas a entrada de Manuel Fernandes mudou radicalmente o cenário. Brilhante a recuperação da equipa, a que não são alheios os dotes de goleador de Cássio, o defesa Luiz Carlos e o melhor reforço de Inverno da Vitalis, Carlão.
Ora, esta possibilidade é plausível face ao jogo que opõe Olhanense e Santa Clara. É crucial para ambos, mas só pode ganhar e ninguém vai querer perder. O Algarve naturalmente mobiliza-se.
A matemática diz-nos que de Santa Clara, Olhanense e U. Leiria, 2 dos 3 vão subir. Uma coisa é certa, qualquer um dos três contribuirá seguramente para a desconcentração do futebol de topo na área metropolitana do Porto e Lisboa, o que por si só é muito positivo para o futebol em Portugal.
Nos restantes jogos, o Gondomar, último, vai às D. Aves. O Boavista, penúltimo, recebe o Gil Vicente e o Vizela, rei dos empates, vai receber o Covilhã. Jogos sem dificuldade acrescida.

Sem comentários: