sábado, 23 de maio de 2009

Belenenses e Trofense descem (provisoriamente?)

Terminou a fase de descidas do campeonato com Belenenses (15º) e Trofense (16º) a descerem, pelo menos desportivamente.
Analisemos a época de cada um.
Faço um resumo de todas as jornadas em que considerei estas equipas o "Negativo da Jornada" e que explicam a descida de ambas.

BELENENSES
  • 3ª Jornada
    Belenenses. Em crise financeira, directiva e desportiva. O plantel está a revelar-se fraquinho. Não percebi esta obsessão cega pelo mercado brasileiro (no nacional e na formação arranjava-se bem melhor). Houve falhas no plano desportivo e não será a substituição do treinador que resolverá o problema.
  • 5ª Jornada
    Belenenses. Nova derrota. Desta vez foi em casa e contra o Leixões. Só tem 1 ponto e as perspectivas não são animadoras. Já aqui disse, o plantel fraco e pouco ambicioso.
  • 10ª Jornada
    Belenenses. Caiu para a penúltima posição. Os problemas do Belenenses não são novos: pouco critério nas contratações, problemas financeiros e falta de resultados.
  • 11ª Jornada
    Belenenses. Caiu irremediavelmente para último lugar, mercê da derrota na Madeira. Culpar as arbitragens não serve de nada, porque não vai mudar nem os resultados nem o 16º lugar na tabela classificativa. Para complicar, Académica e Rio Ave ganharam.
  • 13ª Jornada
    Belenenses. Depois da vitória importante na última jornada, caiu para último. Perdeu 2-0 e o guarda redes foi o melhor em campo. Está tudo dito.
  • 19ª Jornada
    Belenenses

    Sai da jornada em último lugar, apesar de ter empatado em Leixões. Zé Pedro e Gomez marcaram os golos.
  • 23ª Jornada
    Belenenses, é mais uma das equipas a sofrer com a crise financeira que está a estalar no futebol português. Está em zona de descida com um percurso medíocre. A culpa não é só Fernando Sequeira... ao tempo que ele já saiu.
  • 26ª Jornada
    Belenenses
    Os tempos são de agitação no Restelo, mostrando um clube muito vivo e a iniciativa de distribuir bilhetes através de cupão de jornal foi brilhante, mas não foram o suficiente para a equipa ganhar. Perdeu, em casa, ainda para zona de descida, mas com boas chances de se manter. Saulo tornou a ser uma espécie de abono de família.
  • 27ª Jornada
    Belenenses
    Andou para trás como o caranguejo!
    Foi o único dos últimos (que lutam pela permanência) a perder e caiu para o último lugar. Nota positiva para a estreia do júnior Tiago Almeida
  • 28ª Jornada
    Belenenses

    Em dia de tomada de posse da nova direcção, sofre uma goleada caseira histórica e mantém os 4 pontos distância para o V. Setúbal, mas agora com apenas mais 2 jogos para realizar. As coisas estão muito complicadas, mas o Belenenses costuma em contrariar as probabilidades...
Não contrariou as probabilidades e termina em 15º lugar e desce (para já) de divisão.
Os erros estiveram em todos os lados, principalmente no desportivo (treinador mal escolhido e jogadores muito mal seleccionados).

TROFENSE
  • 1ª Jornada
    Defesa do Trofense. Desastrada. Muitas falhas em Alvalade e falta de atenção. Areias de 31 anos, que tem tido dispensas em cima de dispensas - FC Porto, Boavista, St. Liège, Celta Vigo, Belenenses - justificou sábado o porquê. Foi o pior jogador em campo. Valdomiro e Milton do Ó também estiveram mal. Em 2 jogos, o Trofense já sofreu 5.
  • 3ª Jornada
    Rui Silva, presidente do Trofense. Pareceu-me precipitada a saída de António Conceição, ao cabo de 4 jogos (LS e TL). É verdade que perdeu os 4, mas marcou nos 3 jogos da Liga. Não joga mal, mas também não apresenta resultados. Merecia mais o público trofense que ontem se deslocou à Figueira da Foz
  • 5ª Jornada
    Trofense. Não sei quem hei-de considerar o mais negativo. Se o presidente que despediu precipitadamente Conceição e apostou em Shéu, que de tácticas não percebe muito. Porque razão foi pôr 5 defesas contra o Guimarães? Ou, 3ª hipótese, Paulo Lopes que foi o culpado directo da derrota, visto que cometeu 2 frangos em 2 min. consecutivos. Mesmo assim, o Trofense tornou a marcar por Lipatin.
  • 8ª Jornada
    Trofense. Perdeu num jogo que não era para perder pontos. Está em último e quer-se outra atitude, sob pena de voltar à Liga de Honra. É verdade que ainda há tempo, mas a recuperação de pontos não será nada fácil.
  • 9ª Jornada
    Trofense. Ficou 'mais último' nesta jornada. Tornou a não jogar bem e a perder. Já vai no 2º treinador e os problemas mantêm-se: falta de atitude. Problemas para Fernando Ramos e Rui Silva.
  • 12ª Jornada
    Trofense. É inaceitável o penúltimo estar a ganhar ao último por 0-2 ao intervalo e perder 3-2 no fim. Depois do jogo de hoje, se dúvidas tivesse, ficaram desfeitas: o Trofense é o maior candidato à descida da divisão.
  • 15ª Jornada
    Trofense. Ganha ao Benfica, empata no Dragão, mas apanha-se a vencer ao Belenenses e P. Ferreira e deixa-se perder. Afinal, para que lado anda a remar?
  • 22ª Jornada
    Trofense.
    Nova falha frente a adversários directos.
  • 25ª Jornada
    Trofense
    Caiu para o último lugar.
    Esta equipa perde os jogos todos importantes (Belenenses, Rio Ave,...) e estes são aqueles em que joga contra equipa que também lutam para não descer. Quando assim é, não surpreende o último lugar e o calendário não é nada entusiasmante.
    O Trofense tornou a marcar e a reduzir, mas insuficientes para empatar e/ou ganhar. Paulo Lopes deixou saudades na baliza e a equipa caiu para o fundo da tabela. Estará a direcção a pagar pela saída precipitada de António Conceição? Vão ser semanas de muito sofrimento ...
  • 26ª Jornada
    Manuel Tulipa.
    O treinador do Trofense está a ser um dos maiores "flops" do campeonato.
    Prometeu quando chegou ao clube: um discurso apelativo, métodos de treino sofisticados, vitória frente ao Benfica e empate no Dragão e frente ao Sporting.
    Porém, meio campeonato depois, o balanço é claramente negativo. Foi uma desilusão!
    O Trofense perdeu jogos importantes, com adversários directos e está isolado no último lugar, praticamente condenado a descer...
  • 29ª Jornada
    Manuel Tulipa
    Treinador flop da Liga. O Trofense vai descer.
Infelizmente, as minhas perspectivas, cedo partilhadas (palpitou-me logo à 12 jornada !!!), confirmaram-se. António Conceição não deveria ter saído e o plantel devia ter sido muito melhor construído.

Estas descidas podem não efectivar-se, sendo que o Belenenses porque foi 15º tem melhores perspectivas de permanecer, devido a repescagem. A probabilidade de haver incumprimento de requisitos de participação é elevada.

O Verão para os lados do Restelo vai tornar a ser muito quente!
No final desta semana, o futuro sombrio belenense pode mudar... Vamos esperar para ver.

Sem comentários: