terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cristiano Ronaldo: o reverso dos milhões


Cristiano Ronaldo, ícone português no Mundo, foi contratado (e pelo que se vê, comprado) por 90.000.000 de euros ao Manchester United. Um valor astronómico que o Real Madrid quer fazer valer.
Esta semana, muito polémica tem envolvido o português: a lesão, a falta de consenso quanto à sua gravidade, o bruxedo, a intransigência e a pressão do RM.
Carlos Queiroz fez bem em convocar o avançado, por muito que isso custe aos madrilenos. Mostrou coragem ao não ceder aos lobbies instalados.
Mas até que ponto vale a protecção do RM?
Vejamos, Cristiano Ronaldo é um activo do clube, por sinal o maior investimento que clube alguma vez realizou por um jogador. Dele dependem muitos resultados, muitas camisolas, muita notoriedade, muita marca e ... muito dinheiro. O clube age na defesa do que é seu, já que pagou pelo passe dele.
Porém, não estamos a falar de nenhum objecto, nem de uma máquina, estamos a falar acima de tudo de um ser humano., que vê a sua liberdade de escolha restringida.
CR pode ganhar muito dinheiro, obter muitos prémios, etc., mas agora está a ter o reverso das medalhas: bruxedos de inimigos, causador de conflitos institucionais (embora ele não tenha culpa nenhuma) e falta de liberdade para escolher o que quer.
Surge a questão: o RM comprou o jogador ou o passe do jogador?
Diz-se que o dinheiro não é tudo e é bem verdade.

Sem comentários: