domingo, 1 de novembro de 2009

Liga Vitalis - 8ª Jornada

Eis um dos encantos da Liga Vitalis: surpresa e emoção!
Nesta jornada, ninguém do lote das equipas da frente ganhou ... e a diferença entre o último e o primeiro é apenas de 7 pontos.
Alguém pode querer mais do que isto?

Ora, vamos lá esmiuçar esta ronda.
O Portimonense ainda nao ganhou desde que Lito Vidigal saiu. Litos não tem resultados por aí além, mas diga-se em abono de verdade, que as oportunidades não têm sido muitas. Portanto, dá-se o benfício da dúvida. No seu 1º jogo, o resultado não foi brilhante, foi o menos mau: um empate caseiro sem golos frente a um candidato. Esta é uma boa oportunidade para Litos mostrar o que vale.
Na Feira, uma arbitragem polémica. Um golo de penalidade no final do jogo ditou a derrota do Feirense (que era líder isolado), e valeu um lugar no poleiro para o Gil Vicente, que é, aliás, a equipa que tem o melhor ataque (e o Feirense a melhor defesa).
Este é outro dos encantos deste campeonato: o equilíbrio de golos entre as equipas. A diferença entre o melhor e o pior ataque e defesa é 8 gm/gs. Fantástico!
Em Oliveira de Azemeis, fantasmas antigos estavam a voltar ao clube. Os resultados não apareceiam e a equipa caía em queda livre na tabela. Mas parece que o sorteio da TP motivou a equipa e esta deu 3-0 ao Carregado (que lá se vai aguentando, visto que chamado de recurso e inesperadamente) com golos de João Pedro, Laranjeira e Magano.
No Estoril, desde que o prof. Neca entrou, a equipa começou a ter bons resultados e esta semana empatou frente ao candidato Trofense, que continua a desiludir, apesar de ser a equipa que melhores assistências de espectadores tem no campeonato (5.849).
Na Covilhã, o Sporting local lá vai fazendo o seu campeonato. Calmo e tranquilo (fora os problemas disciplinares). O Aves não empatou, eis uma novidade. Ganhou pela 1ª vez !!! Já era sem tempo.
Em Chaves, Ricardo Formosinho nunca me convenceu, nem convence. O Desportivo não sai do último lugar, não ganha e tem equipa para muito mais, e ,recorde-se, foi das primeiras equipas a definir o plantel. Duvido é que este treinador vai a algum lado, mas ainda cedo para pessimismos. Esta semana, a equipa empatou no fim do jogo, com um penalty polémico. Já o Freamunde goza de uma situação idêntica à do Covilhã.
Em Fátima, um empate a 2 bolas, com David Simão a ser protagonista do jogo. O avançado emprestado pelo Benfica foi o melhor em campo, continuando, contudo, a sua equuipa, numa posição muito incómoda. No que concerne ao Penafiel, recuperação muito boa desde a entrada de Lázaro Oliveira, que vai recolhendo créditos.
Por fim, o Beira Mar, a braços com uma das maiores crises institucionais da sua história, empatou frente ao Varzim e desperdiçou a oportunidade de ascender à liderança. Aliás, os poveiros estão em crescendo: 4 pontos em 6 possíveis.

POSITIVO DA JORNADA
  • Gil Vicente
  • D. Aves
  • David Simão
NEGATIVO DA JORNADA
  • Ricardo Formosinho

Sem comentários: