domingo, 20 de dezembro de 2009

Liga Sagres 14ª jornada: Análise e Comentário

Nestas 2 jornadas, Sp. Braga e Benfica conseguiram os mesmos resultados na teoria, porque na prática, a vitória do Benfica valeu bem mais do que os 3 pontos que amealhou em termos classificativos.
  • O clássico da Luz foi um jogo brilhante dos encarnados. Venceram e convenceram perante um FC Porto irreconhecível e amedrontado. Quer uma, quer outra equipa estão longe da inspiração das épocas passadas. O Benfica para melhor e o FC Porto para pior. Aliás, o jogo da Luz foi dos piores que o Porto já fez nos últimos anos.
  • Em Braga, mora o líder do campeonato. Depois de empatar em casa frente à fraquita Naval, foi ganhar à Mata Real, frente a um P. Ferreira, à imagem de Ulisses Morais, sem alma e desinspad(or)a. Aliás, o P. Ferreira só conheceu dois treinadores nos últimos anos (José Mota e Paulo Sérgio) e essa estabilidade deu sucesso. Mas, será que os dirigentes pacences esqueceram-se do factor "ambição" na escolha dos treinadores". Na verdade, Ulisses é treinador para a chamada "permanência" e pouco mais...
  • Na Figueira, sem qualquer surpresa, o Sporting ganhou. No entanto, as más exibições voltaram e o adversário pouco complicou a vida. Saleiro marcou o golo da vitória, mostrando que merece mais oportunidades.
  • Na Choupana, o velho problema reapareceu - o nevoeiro. O jogo Nacional-Académica fica marcado por vários motivos. Desde logo pelos invulgares 7 golos marcados; a displicência defensiva da Académica - é a 4ª pior defesa; a confirmação de Sougou como o melhor elemento dos esquema de Villas Boas; a 1ª vitória de Jokanovic e 1º golo de Rúben Micael. O jogador do momento, que brilhou na Liga Europa, por incrível que pareça, só marcou pela 1ª vez no campeonato à 14ª jornada.
  • Em Guimarães, o Vitória vive em estado de graça e as desconfianças iniciais em relação a Paulo Sérgio estão ultrapassadas. A equipa tem amealhado resultados muito positivos, galopando na tabela. A estabilidade e a confiança estão de volta ao grupo e a recuperação tem sido fantástica.
  • De resto, o Setúbal lá ganhou com um golo na própria baliza, enquanto que Olhanense e Leixões empataram. O Olhanense está a pagar a factura de erros de casting na escolha do plantel, enquanto que o Leixões tem de reformular seriamente a sua equipa, porque qualidade é coisa demasiado deficitária naquele grupo.

Sem comentários: