segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liga Sagres - 15ª Jornada

O Sp. Braga venceu, com menos dificuldade do que estava à espera, um frágil Nacional, impaciente por Manuel Machado. O Braga foi superior aos madeirenses e mereceu vencer. Os golos foram apontados por um defesa (Leone) e um médio (Vandinho). Foi a estreia marcar para ambos. Note-se o facto de nesta equipa, contrariamente ao que acontece nas equipas-sensação, não há a dependência directa de nenhum goleador (na era Jesualdo havia o João Tomás). Este foi igualmente o 1º jogo para o campeonato depois da saída de João Pereira e uma semana depois dos bracarenses terem perdido em Alvalade. A resposta foi a melhor e a assegurar a liderança.
Nos Barreiros, Van der Gaag está a ter 1ª crise de resultados. Aquando da sua chegada, houve um choque na equipa. Esta reagiu bem e obteve bons resultados. Semanas depois (agora), a desinspiração voltou e quem aproveitam foi o V. Guimarães. Sereno, central muito desejado, marcou o golo da vitória. 3 pontos que permitem ao Vitória ascender ao 6º lugar. Belíssimo trabalho de Paulo Sérgio.
Em Vila do Conde e em Alvalade, Benfica e Benfica cumpriram. Vitórias fugazes (ambos 1-0), mas suficientes. O Sporting marcou pelo defesa Tonel e o Benfica pelo ex Real Madrid, Saviola (já contabiliza 7 golos).
Em Coimbra, a Académica jogou com a Naval, uma equipa do "seu" campeonato e está precisamente a fazer o que deve. Ganhar aos pequenos, porque se está à espera de roubar pontos aos grandes, bem desce de divisão (estou-me a referir como é óbvio ao jogo que fez na Luz). Vitória 2-0 e confirmação de saída da zona da descida (10º lugar).
Em Olhão dois aflitos. Se o Olhanense não ganhou ao P. Ferreira, também não deverá ganhar a muito mais equipas. O mais certo é ter muitas dificuldades, mas antes de me pronunciar, vou esperar para ver os reforços de Inverno. Quanto aos pacenses, a falta de ambição característica de Ulisses Morais.
No Dragão, muita desconcentração e sorte. O FC Porto está a ter problemas antigos, com a agravante de ter uma concorrência muito forte. Falcao bisou e Bruno Alves marcou o terceiro golo.

Em suma,
POSITIVO DA JORNADA
  • Falcao
  • Sp. Braga
  • Paulo Sérgio
  • Académica
NEGATIVO DA JORNADA
  • Jokanovic
  • Olhanense
  • Maritimo
FOTOS DA JORNADA (LUSA)


Sem comentários: