sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apontamentos - 16 de Abril

  • Taça de Portugal Millenium bcp
    FC Porto e D. Chaves são os finalistas da Taça de Portugal 2009/10.
    Quem diria? Se o FC Porto era candidato, pelo Chaves, ninguém dava um tostão nas apostas.
    Curiosamente, pelo 2º ano consecutivo, não se encontram dois grandes, ou vá lá, 2 clubes de média-grande dimensão, na final da TP. Imagino o desespero do patrocinador, que tem razões para estar preocupado. É que ao contrário da Taça da Liga, onde em três edições patrocinadas, já se encontraram dois grandes na final por duas vezes, nesta competição, desde que o Banco a subsidia, ainda não houve uma final com FC Porto, Sporting e Benfica (até mesmo Braga ou Guimarães), que são as que trazem mais adeptos ao estádio.
    Que galo!
  • FC Porto goleia Rio Ave (4-0)
    O FC Porto não fez mais que a sua obrigação.
    Estava proibido de perder as meias finais com o ... Rio Ave. A resposta foi a adequada, não tendo superado quaisquer expectativas. Os golos foram marcados por Falcao (sem margem para dúvidas, o melhor do Porto. Em boa hora, Pinto da Costa o resgatou da órbita benfiquista), Belluschi (um jogador razoável e oscilante), Ruben Micael (um bom reforço de Inverno, que marcou o seu 2º golo na Taça e, precisamente, o 2º contra o Rio Ave) e Guarin (um jogador que não deixa saudades quando não joga).
    O Porto vai à final, como era seu dever, e vai encontrar o D. Chaves, a quem tem de ganhar para salvar uma época em já deixou fugir o campeonato e, talvez, os milhões da Liga dos Campeões
  • Edu
    Tem 19 anos e acabou a sua formação no D. Chaves no final da época passada. Foi promovido á equipa principal e como tantos outros, raramente tem oportunidade de jogar. Ora por resistência dos treinadores, ora por outros interesses, a falta de oportunidades dos jovens formados nos pequenos clubes é uma triste realidade. Edu não foi excepção.
    No entanto, este soube aproveitar muitíssimo bem a pequena oportunidade que o treinador Tulipa lhe deu: marcou 2 golos à Naval, no prolongamento, e garantiu a ida ao Jamor da sua equipa do coração.
    Esta proeza não é para todos e ainda por cima para um miúdo do recôndito Chaves. Por isso, é um dos jogadores da semana. Oceno Cruz já o parabenizou com a chamada à selecção sub-20.
    Fez história e por isso está de parabéns!
  • D. Chaves: Jamor na 2ª Divisão
    Já o disse no domingo: pressão, ansiedade, medo de meter o pé são atributos negativos que podem estar a prejudicar os resultados do D. Chaves, que corre o risco de descer à 2ª Divisão, caso não comece a ganhar e rápido. Seria paradoxal, uma equipa que desceu de escalão, ser finalista da Taça de Portugal.
    Mais paradoxal ainda é a final entre duas equipas do Norte, e, ainda por cima, o Chaves ser do Interior, se realizar em Lisboa. Já imaginaram quantos Km e euros gastará uma família que vá ver o jogo ao Jamor?
    Curiosamente, têm vindo a público notícias flavienses que dão conta de profundos problemas financeiros que o clube atravessa. Ora, esta final é uma boa notícia, pois o clube vai encaixar um belo montante de euros (bilheteiras, merchandising, receitas televisivas e a fatia do bolo do Millenium). Será, sem dúvida, um grande balão de oxigénio, que vai permitir minorar os problemas.
  • Estádio de Coimbra cheio
    Já o foi na Figueira e também o vai ser em Coimbra. O estádio vai estar cheio (e os cofres do clube, idem) para a recepção ao Benfica. Muitos clubes podem agradecer aos encarnados a falange de apoio que trazem atrás de si. É essa que, em alguns casos vai salvar a época, a nível financeiro. Isto porque, quanto mais público comprar bilhetes, mais euros entra na tesouraria, ajudando a equilibrar as contas e a pagar as despesas.
    No entanto, não deixa de ser contraditório, onde quer que o Benfica jogue, tem sempre mais público a torcer por si, do que pelo adversário, quer jogue em casa ou fora.
    Estas enchentes, contribuem, igualmente, a melhorar a média das assistências dos clubes, mas são valores ilusórios, que disfarçam a queda continuada ao longo da época de povo nos estádio.
    Seja como for, para os clubes, o Benfica devia ser campeão mais vezes, mas não muitas consecutivas para aumentar a mística e não haver vicio. :p
  • A comunicação de Costinha
    O clássico foi na 3ªf e terminou com uma vitória graciosa do Benfica. No final do encontro, Costinha já fez sentir a sua intransigência como director desportivo do Sporting. Em tom rude, sem direito a perguntas, atacou a equipa de arbitragem (seria mais sincero se olhasse para dentro!!!). Ora, que algo tinha mudar, lá isso tinha, mas é questionável até que ponto a estratégia de blindagem da comunicação externa e o ataque aos árbitros se vai reflectir em bons resultados. Não se deve cair no erro de confundir organização e disciplina com arrogância, porque ainda se corre o risco do prego virar o bico.
  • Rumores leva-os o vento.
    Acalmou finalmente a loucura dos jornais portugueses em tentar adivinhar quem será o novo treinador do Sporting depois de ter caído o nome de André Villas Boas, que foi claramente prejudicado pela pressão jornalística. Fez-me lembrar uma bolha. Tanto encheu, que acabou por rebentar: o Sporting perdeu o interesse no treinador e este sem culpa nenhuma (a menos que Costinha tenha levado a mal a expressão "palhaçada").
    Agora, as atenções estão viradas para a euforia benfiquista, que é o que vai vender nas próximas semanas. Para além da biografia do treinador e dos jogadores, continuam as especulações sobre quem entra e quem sai no Verão nos planteis dos grandes.
    Nomes não faltam, mas dos vários nomes apontados, poucos são contratados.
  • Homenagem a Iordanov
    Muitos anos, recusas e insistências depois, vai-se realizar o tão almejado jogo de despedida de Iordonov. Almejado, só se for para ele. Depois destes anos todos, qual é o sabor desse jogo? Nenhum.
    Há um trade-off entre a promessa e a honra. Onde já vai a despedida...
  • Marco Paulo no Belenenses
    O Belenenses ainda não sabe onde vai jogar na próxima época, mas já está a trabalhar nela e, inclusive, até já fez contratações. A primeira foi Marco Paulo para director desportivo. Trata-se de um ex-jogador de clubes lisboetas que nunca foi longe na carreira... A verdade é que é um bom indicio de gestão. planear as coisas com tempo, a 4 jogos do fim para o futuro director conhecer bem os cantos à casa, para ser mais eficaz nas suas decisões.

*** LIGA VITALIS ***

  • Estreia em cartaz
    Zé Luís é um júnior do Gil Vicente promovido por Paulo Alves à equipa principal que ontem marcou o golo do empate frente ao Beira Mar, em jogo da 27ª jornada da Liga Vitalis.
    Este é o 3º júnior a estar em destaque neste capeonato, depois de João Silva (o melhor sucedido e grande revelação) e o recém Edu do D. Chaves. Seria muito bom que a moda pegasse.
  • Beira Mar atrasa-se
    O golo sofrido ontem aos 76' e que esteve na origem do empate à 27ª jornada (3 para o fim) pode trazer consequências negativas para a subida de divisão. A distância para o 3º, a Oliveirense, cifra-se, nuns pequeninos 3 pontos. O Beira Mar não pode perder mais pontos.
    Nota para a estreia a marcar de Cuco, já no termo do campeonato.
  • Salários em atraso no Varzim
    Época após época, a situação é sempre a mesma. O Varzim anda grande parte da época com os salários em atraso, mas em Maio regulariza a situação e fica tudo bem. Os jogadores falam em desespero, dramatismo, etc. Mas sejamos coerentes, toda a gente conhece o histórico do clube e quem assina contrato já sabe para o que vai. Os que lêem menos jornais, manda a racionalidade, deviam procurar o máximo de informação sobre a entidade patronal que lhes vai pagar o salário. Não queremos com isto dizer, que a situação esteja correcta, mas há alguma responsabilidade dos desesperados, porque esta situação é recorrente e pública.

Sem comentários: