sábado, 26 de junho de 2010

Coentrão, a revelação e a Jabulani

Eduardo e Fábio Coentrão foram as grandes surpresas e revelações deste Mundial até ao momento na selecção portuguesa.
Eduardo ainda não sofreu um único golo neste Mundial (para além dele, só o guarda redes do Uruguai) e ontem fez uma grande defesa ao minuto 90' que valeu o ponto do empate. Segurança, tranquilidade e eficácia são características do melhor guarda redes da actualidade. Foi o homem do jogo.
Fábio Coentrão é a revelação. Chegou do Rio Ave ao Benfica, onde teve algumas dificuldades em se impor, após cenas de indisciplina e de que tinha pouco os pés assentes na terra e dois/três anos depois, é indiscutível nos encarnados, onde se tem afirmado como lateral esquerdo, brilha na selecção e é cobiçado pelos grandes colossos europeus. Para além disso, já apresenta mais maturidade.

Segue-se a Espanha, na cruzada portuguesa. Um duelo ibérico anima sempre as hostes. Será, o derby dos pobrezinhos da Europa, mas creio que a Espanha é favorita.

A Jabulani da Adidas é a famosa bola do Mundial. Famosa porque todos a criticam. Este é daquele tipo de declarações que não são esperados. Num evento de futebol de escala planetária, a bola (elemento fundamental), devia ser a última coisa a dar problemas. Um objecto inventado há milhares e milhares de anos, sempre objectos de sofisticação. Aliás tanta, que até incomoda... A Adidas tem responsabilidade neste fait driver, que só lhe fica mal...

Sem comentários: