sábado, 27 de agosto de 2011

Fase da semana, Luís Miguel


Sobre a formação em Portugal e a reduzida aposta dos clubes portugueses,

"Como está o futebol, o que prevalece é o critério económico. O que aconteceu com o Anderson, por exemplo, que chegou ao FC Porto com 18 anos, e dois anos depois, foi vendido por 30 milhões, é paradigmático. Os clubes questionam-se: mas vamos investir na formação para quê? Tudo é feito com o objectivo de ganhar dinheiro, é inevitável. O treinador tem um papel fundamental, ao apostar ou não no jogador da formação. O Sporting tem essa tradição, mas acaba em terceiro lugar. É um paradoxo."

Luís Miguel, ex treinador do Feirense e dos iniciados do FCP
Extracto da entrevista ao jornal Bancada Central nº 561 de 23/08/2011

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Boas,

Realmente hoje o futebol é uma industria e infelizmente em portugal não temos capacidade para segurar os grandes jogadores que passam pelo nosso campeonato, imaginem se por exemplo o meu FCP pudesse segurar Falcao ? se não tivesse vendido Anderson, se aguentasse Lisandro e Lucho só para dar alguns exemplos ...
A formação é importante, no entanto somos um pais de 10 M. de habitantes comparando com os 40M. em espanha, ou com os 150 M. no Brasil ... é impossivel todos os anos sairem jogadores como Ronaldo, Nani e Quaresma do Sporting ... temos que ter essa consciencia e investir noutros mercados.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/