terça-feira, 14 de junho de 2011

Ambição na Académica

Um dos grandes símbolos do Dragão pós Mourinho, deixou a casa mãe, onde sagrou duas vezes capão como treinador: uma como treinador dos juvenis e outra como adjunto.
Pedro Emanuel, tal como Villas Boas, Domingos e Jorge Costa, é chamado com o intuito de levantar a alma de um clube que tem vindo a cair aos poucos, muito devido à vaidade e sobretudo, à falta de ambição dos seus dirigentes e jogadores.
As expectativas sobre Emanuel são altas: pela sua garra, atitude e desejo de vencer.
Olhando para a sua equipa técnica, temos jovens que procuram chegar longe, tal como o treinador principal
Encontrado o treinador, agora há que escolher um bom plantel, com jogadores ambiciosos, prometedores e com mística academista, algo que não tem acontecido nos últimos anos.

Link

segunda-feira, 13 de junho de 2011

João Abel na Madeira e Daniel Ramos na Figueira

João Abel é o nome escolhido para treinador do União. Trata-se de um treinador com alguma experiência como adjunto nos "grandes" da ilha, que vai ter a sua a primeira oportunidade como treinador principal. Parece uma escolha sensata.
Daniel Ramos na Figueira, surpreende. Não nos esquecemos da temporada 2008-09, quando foi considerado o pior treinador da Liga Vitalis, onde em que desceu o Gondomar, com muitas opções técnicas mal tomadas, que o próprio reconheceu em declarações públicas na altura.

Justiça lenta

A justiça desportiva é um espelho do que Portugal é.
Veio hoje, dia 13 de Junho de 2011, à praça pública, o início da investigação de de factos ocorridos no Sp. Braga- U. Leiria, há quase dois meses.
Foi necessário esperar este tempo todo?
Foi necessário esperar pelo fim da época para acender o caso?

sábado, 11 de junho de 2011

U. Madeira e Atlético na Orangina

O U. Madeira e o Atlético são os felizardos que subiram da IIª Divisão à Liga Orangina.


O U. Madeira já há algumas épocas que andava a tentar subir. Chegava ao play off, mas era vítima sistemática do sistema injusto da poulle final.

Esta época, a equipa foi orientada pelo mesmo treinador que subiu o Trofense, mas que desceu o Gondomar, sendo mesmo considerado o PIOR treinador da Liga de Honra 2008/09. Felizmente, Daniel Ramos limpou a sua imagem. Ora, a imagem que se tem do U. Madeira é que é o clube madeirense dos Nacionais que mais aposta na formação, o que é francamente positivo. Mais positivo ainda, é que a União sobe na época em que tem menos brasileiros e mais madeirenses dos últimos anos. É este o bom contributo que se espera dos unionistas em 2011/12: mais madeirenses e mais jovens de qualidade.
Pela negativa, vamos ter uma equipa que não vai arrastar adeptos e que nem sequer estádio vai ter para jogar. O União é visto como a terceira equipa do Funchal, que vive na sombra do Nacional e do Marítimo. Será um contribuidor para diminuição de nº de adeptos no estádios.


Ora se o União é a terceira da equipa da Madeira, o Atlético é quarto de Lisboa. Joga num Estádio já muito antigo, desadaptado aos tempos modernos, mas que conserva uma mística admirável. Há várias épocas na IIª Divisão e com a eliminação do FC Porto no Estádio do Dragão ainda na cabeça, o histórico Atlético chega à tona de água finalmente. António Pereira, um treinador da velha da guarda, já avisou que não quer continuar por falta de motivação. Faz mal! A esta recusa chama-se falta de ambição. Esta era uma excelente oportunidade para mostrar que os treinadores mais velhos também são competente e têm mérito. Mas, tratando-se de uma decisão pessoal é caso para dizer: pobre, mas feliz. Ora de positivo, o Atlético carrega a aposta em jogadores portugueses e em ex juniores (destaque para Filipe Ferreira) e a sua história (vai estar ao mesmo nível que o Belenenses). De negativo, tem o seu campo: velhinho, sem cadeiras, sem cobertura. Não se esperam mudanças radicais, mas que vai ter que ter outra apresentação, isso vai.

Fotos disponíveis em: Facebook e Picassa

FC Porto campeão em todas as frentes

Este ano, não houve ABC, nem V. Guimarães, nem Ovarense, nem Benfica, nem Sporting.

Nas principais modalidades desportivas, o título de campeão veio para o FC Porto^: futebol, hóquei, andebol e basquetebol.

Só não vieram o de futsal e o de voleibol, porque o FCP não tem essas modalidades.

Assim, o Desportubol dá os parabéns ao FC Porto e ao Fonte Bastardo, que sublinhe-se, foi bastante matginalizado pela comunicação social desportiva, a propósito do seu título de campeão nacional de voleibol.

Inexperiência dos treinadores da Liga

Já são conhecidos os 16 treinadores da Liga ZonSagres 2011/12.

Olhando para a lista, salta mais uma vez aos olhos a inexperiência dos técnicos.

8 menos de um ano de experiência na I Liga (Ivo Vieira, Pedro Martins, Bruno Ribeiro, Rui Bento, Pedro Emanuel, Quim Machado, Paulo Alves e Leonardo Jardim),

3 apenas um ano de experiência (André Villas Boas e Pedro Caixinha).

2 mais de um ano de experiência e da nova geração (Domingos, Daúto Faquirá)

3 velha guarda (Jorge Jesus, Carlos Brito e Manuel Machado).

É surpreendente como cada vez mais se aposta no sucesso imediato e na busca de novos "Mourinhos" ou "Villas Boas" e na redução de custos. É que um técnico sem experiência é mais barato que um mais velho ... A estes, actualmente a solução passa por emigrar ou ser comentador televisivo. Estou-me a lembrar de Vítor Oliveira, Manuel Cajuda, Nelo Vingada, Artur Jorge, Jaime Pacheco, Diamantino Miranda, Carlos Manuel, etc.

O que é certo, é que os clubes de top está cada vez menos a apostar neste tipo de treinadores, apesar dos treinadores campeões dos últimos anos terem mais de 50 anos, com excepção de José Mourinho e André Villas Boas.

Nuno Gomes de saída do Benfica

Nuno Gomes é carta fora do baralho de Jorge Jesus e já não de hoje.

Trata-se de um dos jogadores com maior mística benfiquista e de um ícone da selecção nacional. É verdade que já teve o seu tempo de glória, mas por aquilo que representa e que ainda pode representar, deveria sair do Benfica. Nas actuais circunstâncias, Nuno Gomes é apenas mais um que lá está, completamente subestimado.

Especula-se sobre a sua saída para o Braga, fazendo lembrar João Vieira Pinto. Se sair, fará bem! Seja para que clube for, desde que seja um clube onde será valorizado, algo que não está a acontecer, nem acontecerá no Benfica.

Mais clubes a apostar na formação

A época 2010/11 já acabou e estamos na fase do ano em que se acertam renovações e se apresentam os primeiros reforços.

Esta pré época fica desde já marcada pelos vários atletas emprestados pelos grandes que vão fazer a pré época com a equipa principal no Sporting e no Benfica, algo que não é muito habitual.
No Sporting, Wilson Eduardo (Beira Mar), João Gonçalves (Olhanense), André Martins (Pinhalnovense) e Vítor Golas (Boavista) são os sortudos, calhando a fava a Pererinha, Adrien e Cedric que já foram encostados.

Por sua vez, o Benfica também vai na onda do Sporting com Miguel Rosa (Belenenses), David Simão e Nelson Oliveira (P. Ferreira), Roderick e Ruben Pinto a terem uma oportunidade. André Carvalhas, o melhor do Fátima, curiosamente, não vai ter oportunidade.

Há outros clubes que têm uma legião de jogadores emprestados, mas que não se vislumbra nenhuma oportunidade que lhes vá ser concedida. Se no FC Porto, a equipa não precisa de reforços e não houve nenhum jogador que se evidenciasse particularmente, o mesmo não acontece no Sp. Braga e V. Guimarães. Os Guerreiros do Minho tiveram cerca de 20 emprestados, destacando-se Pizzi, e Aníbal. Já o V. Guimarães teve 18, sendo que três já receberam guia de novo empréstimo.

Não faz sentido os clubes terem tantos jogadores com contrato, pois já estão conscientes à partida, que a maioria nunca vai chegar a jogar na equipa principal.