quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos 2012: a Canoagem e a falta de ambição portuguesa

A canoagem está de parabéns, pois conseguiu limpar a honra de uma nação deprimida, muito pouco ambiciosa e na qual os seus atletas apenas se contentam em ultrapassar recordes pessoais, em vez de querem ser os melhores, se superarem e trazerem medalhas.

São esses que se notabilizarão e ficarão na história.

Antes de mais, parabéns à dupla Emanuel Silva e Fernando Pimenta, que conseguiram a prata. São os segundos melhores de mundo em K2 1000 metros de canoagem.


Em segundo lugar, lamentar a capa do Record, que foi o único desportivo que preferiu dar audiência ao Benfica, em vez de trazer os olímpicos para a capa.

Em terceiro, elogiar a capa do jornal OJOGO. Foi o único que fez um trabalho de pesquisa e que traz uma realidade para a capa que envergonha muita gente do desporto português. Segundo ojornal, os apoios distribuem-se da seguinte forma:

Atletismo:4,3 M
Natação: 2,4 M
Judo: 2,1 M
Canoagem: 1,4 M 

Até agora, apenas a Canoagem conseguiu uma medalha, enquanto que os mais subsidiados apenas e só se lamentam e pedem apoio. Como se já não bastassem os milhões que saem do bolso dos contribuintes, não conquistam medalhas e, pior, não são ambiciosos.

Nesta Jogos, os atletas portugueses estão mais racionais nas afirmações. Depois das vergonhosas declarações de alguns atletas em Pequim, gostei bastante do discurso de ontem na televisão de Telma Monteiro. Apesar da sua prestação muito fraca, teve um discurso de solidariedade e de espírito de equipa.

Há quem compare a prestação de Portugal nos Jogos Olímpico com a selecção de futebol. Dizem que as classificações cimeiras  (mas não medalhadas) honram mais que as meias finais do Europeu. Têm razão, mas o futebol é futebol, o resto é o resto, quer se queira quer não. No futebol chegar às meias finais, é o suficiente para ficar na história, ter patrocínios e pôr o povo a vibrar. Nos Olímpicos, ficar em 4º não chega.

Sem comentários: