quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SL - 3ª Jornada (Análise)


A 3ª jornada do campeonato fica inevitavelmente marcada pela pujança do Belenenses. 3 jogos, 3 vitórias. Por outro lado, temos um Arouca a cumprir com o que se esperava e um Feirense a desiludir muito.


 


- V. Guimarães B
Conquistou a primeira vitória, com um golo de MBamba (jogador da equipa A) após uma jogada de Tomané e outro de Josué. Destaque para a estreia imaculada do guarda redes Delac, emprestado pelo Chelsea. O adversário era dos mais acessíveis, mas em 3 jogos, 1V, 1E e 1D já não é nada mau.

-Diego Rubio.
Naturalmente, porque deu a vitória ao Sporting , num golo cheio de oportunidade e eficácia. Deu nas vistas na pré temporada do Sporting na época passada (no período de glória de Domingos), mas não foi primeira opção de Sá Pinto. O primeiro jogo, em Oliveira de Azeméis, não correu bem, pois acabou expulso. Ontem, em Rio Maior, nos poucos minutos que esteve em campo, jogou muito bem e marcou o golo da vitória. Se continuar assim, vai chegar (ou melhor, regressar) em breve à equipa A.

- Michel Van der Gaag
Montou uma equipa para ganhar, com a ausência de Tiago Silva, e a sua equipa é honrosamente a líder da Segunda Liga, muito bem lançada, com o pleno: 3 jogos, 3 vitórias. Ontem, só marcou um golo, de grande penalidade, mas teve o mérito de não sofrer nenhum e ter o melhor ataque da prova. O Belenenses já disse presente no ataque à subida e por isso e é o destaque da jornada.

- Leixões
Com Moedas a titular (uma surpresa, dado ser um ex júnior) e muita juventude leixonense, o Leixões tornou a ganhar em casa, com um golo solitário de Pedras e já soma 6 pontos. Muito bem, tendo em conta o plantel simples e um onze titular que não difere muito de uma das muitas equipas B que militam neste campeonato.

- Trofense.
Depois do desastre assumido na Taça da Liga, a equipa já entrou nos carris. Ontem operou uma reviravolta no marcador, depois de ter estado a perder em Tondela. Os jovens Rateira e Paulinho (este de g.p.) marcaram os golos.

- Arouca
O plantel mostra que é um candidato à subida. O investimento foi forte e os primeiros jogos assim o estão a demonstrar. Ontem goleou fora o Penafiel, com golos de Joeano (g.p), Mika e do jovem André Claro. Destaco este, pois apesar de ser formado no Porto, começou por baixo, na 3ª divisão pelo Famalicão. O percurso tem sido ascendente, e depois de se ter estreado a marcar na Taça da Liga, estreou-se agora no campeonato.



-Tarcísio. 
O   reforço do Sp. Covilhã deitou tudo a perder ontem, quando foi expulso por palavras frente ao Sporting B. Aos 56’, o jogo estava empatado e a partida equilibrada. Foi expulso, por motivos dispensáveis e a sua equipa perdeu e está reduzida a uns ingratos 2 pontos. João Rodrigues também não merece aplausos, pois também acabou expulso, reduzindo ainda mais o leque de opções para o jogo com o Penafiel. Ainda na Covilhã, mais dois reparos. O primeiro para a aposta na formação serrana. O presidente José Mendes, no Verão, disse que a formação seria uma aposta (aliás, foi uma condição para a manutenção dos apoios camarários), mas olhando para a ficha de jogo de ontem, a realidade é triste: só Castanheira foi convocado e nem sequer foi utilizado... O segundo reparo para a estreia a marcar do jovem Gilberto, que chegou do modesto Ol. Frades. Tem 25 anos, foi formado no Boavista e é português.

- Sp. Braga B
Continua sem vencer e olhando para a sua equipa, vemos alguns jogadores experientes: Cristiano, Aníbal Capela, Guilherme, Florent, Manoel, entre outros. De ontem, não se lêem elogios à performance bracarense.

- Henrique Nunes.
Ou as coisas mudam, ou então HN pode ser o primeiro a dar o lugar. 3 jogos, 3 derrotas e fracas exibições pautam o percurso do feirense. Se Belenenses e Benfica B eram adversários difíceis e foi traído pela infantilidade dos defesas, desta vez, ao adversário era acessível e onze titular era composto por jogadores experientes – Marcos, Serginho, Rogério, Diogo Cunha, Jorge Gonçalves, Pires, Fonseca... Esperava-se mais!

Michael Van der Gaag (Belenenses)




- O Portimonense continua sem ganhar. Jogou bem e tal, reclamou do golo do FC Porto (e quão frustrante é sofrer um golo no 5º minuto de compensação), mas as coisas são como são. Fica um empate e uma boa exibição. Destaque para William que marcou o golo e para o jovem Vítor Gonçalves. A verdade, é que já estão 8 pontos desperdiçados.
- FC Porto B. Ainda não ganhou um jogo e teve um empate muito polémico no Algarve, pelo facto do árbitro Rui Costa, da AF Porto, ter validado um golo, em que não ficou explícito se a bola entrou ou não na baliza. Olhando para o onze de ontem, vemos muitos jovens estrangeiros, ainda em adaptação e os jogadores que melhor jogaram foram os mais experientes, tais como o Zé António e o Pedro Moreira. As equipas B precisam de tempo, e o FC Porto não é diferente. Mas face, por exemplo, ao Benfica B, a construção de uma equipa consistente está ser mais lenta.
- João Pinho é aposta da Oliveirense na baliza. Enquanto não chega alternativa (se chegar), o jovem guarda redes vai somando minutos e agarrando a oportunidade. Ontem, mais um jogo sem sofrer golos e com boas defesas. Assim, sim!
- Já todas as equipas marcaram e sofreram golos em 3 jornadas. Pontuar só falta o Feirense e o Freamunde (que ainda não jogou). Muito dinâmica, esta edição da Segunda Liga.
- Na Figueira, só golos portugueses. Ivan Cavaleiro já começa a dar nas vistas no Benfica B

Sem comentários: