sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sp. Braga e FC Porto: os falhados

Sp. Braga e FC Porto têm coisas em comum esta época: são as equipas perdedoras neste campeonato.

À dimensão de cada um, ambos falharam redondamente os objectivos, com más escolhas de treinadores e por alguma teimosia dos timoneiros em mudar.


A meio da época, ambos trocaram de treinador. Se os primeiros jogos dos estreantes Luís Castro e Jorge Paixão ainda se aproveitaram, à medida que o tempo foi passando, a mediocridade voltou e as respectivas equipas caíram nas meias finais que estão envolvidas.

O FC Porto ficará no 3º lugar, embora vá ao paly off da Champions e não ganhará mais nada. O Sp. Braga inacredritavelmente nem à Liga Europa consegue ir.

O que falhou?

No FC Porto, foram as contratações caras de jogadores sem experiência, além de um treinador impreparado para assumir a candidatura ao título (a prova mais evidente ficou quando trocou n vezes o adversário alemão da Liga Europa). Além disso, há demasiado ruído à volta da sucessão de Pinto de Costa. Enquanto não houver uma recandidatura do mesmo, esse ruído de fundo prolongar-se-á.

No Sp. Braga, foi a infeliz contratação de Jesualdo Ferreira, que como dissemos muitas vezes, contrariou o provérbio chinês de que nunca devemos voltar a um lugar onde já fomos felizes. Já era esperado que se desse mal. O Braga fez tudo ao contrário das últimas épocas que teve sucesso. Um plantel completamente desiquilibrado, dispensas no mercado de Inverno completamente injustas, contratações caras e sem efeitos e um recurso à equipa B anormal para uma equipa com as ambições do Sp. Braga. Enfim ... Jorge Paixão fez o que pôde e António Salvador já tem muitos anos de futebol para cometer erros tão amadores.

Sem comentários: