terça-feira, 22 de julho de 2014

A tensa relação Clubes vs SAD's

A relação entre clubes e SAD's nalgumas situações em Portugal é bastante tensa e está no extremo contrário ao que deveria ser.

Conhece-se um caso de sucesso: o Estoril. No caso do Beira Mar, após épocas de dissonância, uma nova direcção do clube e os novos accionistas da SAD parecem estar acertados. Nos últimos meses, têm sido noticiados casos de tensão no Atlético, Olhanense e Belenenses.

Uma relação que se queria de parceria, torna-se numa relação dominada pela busca do lucro e desprezo pelo cariz social, cultural e associativo.

É isso que aconteceu no Olhanense: os investidores italianos, totalmente desconhecedores do futebol português e talvez até do futebol, retiraram a equipa porque sim do seu estádio e construíram uma equipa descaracterizada, quase sem jogadores nacionais e que mais parecia uma manta de retalhos. O presidente do clube, representante legal na SAD, veio a público mostrar a sua impotência perante tantos disparates dos investidores.O que de bom trouxeram, foi a parte financeira: liquidaram dívidas do clube.

No casos do Atlético, o caso não é muito diferente. Em vez de serem italianos, é um chinês.

No caso do Belenenses, a situação é diferente. Interesses imobiliários dominam as tensas relações entre SAD e clube. No prospecto da OPA de Rui Pedro Soares, está espelhada a situação da SAD do Belenenses e o valor que este injectou para que esta pudesse liquidar as suas dívidas fiscais e continuar a competir. Mas a questão de fundo é: o que motivou Rui Pedro Soares a injectar tanto milhão de Euros e a continuar a fazê-lo? Eventuais interesses no imobiliário? Realização pessoal? Detenção de passes de jogadores para valorização? Um misto destas três coisas?

Ainda assim, não se percebe muito bem a ostracização de uma relação que deve ser de parceria.

Sem comentários: