segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os reforços do FC Porto e antevisão da época 14/15

Sem dúvida nenhuma que o FC Porto é a equipa que melhor se tem reforçado.

Pelo menos contratou jogadores de qualidade reconhecida que, pela sua ambição, procuram um lugar ao sol com um treinador que já conhecem.
Assim, o FC Porto está a construir um plantel à imgem de Lopetigui e ninguém imaginaria Tello a vir para Portugal se não fosse o treinador a convencê-lo. Por outro lado, o FC Porto está a buscar jogadores a uma das ligas com maior crescimento e influência no Mundo, a espanhola, e já conta com "diamantes" dos três maiores clubes espanhois: Barcelona, At. Madrid e Real Madrid.

Por outro lado, os anunciados reforços da época passada, podem ser os reforços desta época. Depois de uma época miserável, houve jogadores que surpreenderam no Mundial: Herrera, Quintero e Diego Reys. Veremos se o tempo vem demonstrar a incompetência de Paulo Fonseca (que não os conseguiu pôr a jogar) e a competência de Antero Henriques (que os contratou).


Neste plantel ainda existem desiquilíbrios: excesso de avançados e insuficiência de defesas. Danilo tem finalmente concorrência (Opare) e Alex Sandro ainda conta com Indi. Mas no centro, quem há? Diego Reyes já começou a meter água na pré época. Abdou pode ter segunda oportunidade. Maicon não é nenhum Formula 1 e Rolando é uma incógnita.

Em termos estruturais, ficam as incógnitas:

- Motivação: Sentir-se-ão motivados os jogadores que "descem" de campeonato em termos de projeção, mediatismo e capacidade financeira?
- Suporte financeiro: Conseguirá o FC Porto ter dinheiro para psuportar os encargos com estes jogadores caso não se apure para a fase de Grupos da Liga dos Campões e o BES feche a torneira?
- Guerra de poder: notícias semanais no Correio da Manhã dão conta de uma guerra de bastidores que minam a confiança e sossego no FC Porto.

Sem comentários: