quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Liga 14/15 - o que esperar?

Ponto prévio: a Liga ainda não tem patrocinador. Não acreditamos que seja só a crise económica, pois esta já viveu piores dias, mas sim toda a polémica e confusão que abundam na LPFP.

Começa este fim de semana a Liga 14/15. Já muitos comentaram  as suas expectativas. Chegou a hora do Desportubol dar a sua opinião.

Ora, houve mudanças profundas no panorama dos planteis, essencialmente justificado pelo aparecimento de investidores, designados por "fundos" e "parceiros" que financiam os clubes a adquirir jogadores, em troca de % de passes. Uma coisa é certa: a torneira do crédito bancário fechou. O BES era o único que ainda concedia empréstimos ao futebol para estes manterem a sua actividade operacional. No Benfica, o corte foi drástico, tendo a SAD que vender muitos titulares para honrar os seus compromissos. O FC Porto, menos exposto, teve que vender Fernando e sobretudo Mangala. Já o Sporting, em boa hora fez a sua reestruturação.

Benfica
Nas últimas épocas, o Benfica investiu na equipa principal: jogadores relativamente caros, ordenados e sobretudo prémios chorudos. A verdade é que conseguiu êxito desportivo, mas não na Liga dos Campeões que é que traz verdadeiro retorno. Assim, quando os credores apertaram, teve que vender os jogadores mais valiosos e note-se que foram bem vendidos. Naturalmente, que o plantel ficou enfraquecido. As aquisições, por enquanto ainda não têm o dedo dos fundos de investimento, como no FC Porto ou Sp. Braga, e não têm grandes rótulos. É estranho, no entanto, que Jorge Jesus dispense jogadores que são reforços desta época. Adicionalmente, não se percebe a dispensa de jogadores da formação (Bernardo Silva, Cavaleiro e o esperado Nelson Oliveira).

FC Porto.
O Candidato. Reforços caros, com potencial de valorização e financiados com recurso a fundos de investimento. O treinador tem pouca inexperiência e para já está a revelar Ruben Neves, um miúdo desconhecido.

Sporting
Mais uma novela do defeso. Em 13/14, foi Bruma, agora Slimani e Rojo. Bruno Carvalho é corajoso, firme e arrisca: poder perder ou ganhar. Veremos como evoluem as coisas nos próximos dias, mas para já ainda não saiu nenhum titular.

Dos restantes clubes, o Sp. Braga é o mais forte, com Jorge Mendes a patrocinar as aquisições bracarenses. O Estoril apostou em jogadores talentosos da IIª Liga, o V. Setúbal aliou-se a um parceiro alemão. O Nacional virou-se para o mercado egipicio. O Boavista, a novidade, é uma verdadeira manta de retalhos, com muitos jogadores desconhecidos, o que, como a recente experiência do Olhanense demonstrou, pode ser fatal.
 Os restantes clubes estão nivelados.

Sem comentários: