domingo, 24 de maio de 2015

Liga NOS -34 Jornada e balanço: os melhores



- Benfica
Novamente campeão.
Na pré época e depois do desastre na Liga dos Campeões, chegamos a temer o pior: esta equipa tinha muito menos qualidade que a época passada. Porém, um dos reforços, que foi uma dispensa do Valencia, trouxe sucesso e golos ao futebol português. Referimo-nos a Jonas. O brasileiro marcou 20 golos e fez esquecer Cardozo.
Destacamos também gaitan e Salvio, dois argentinos que fizeram uma grande época.
Com trabalho de formiga, destaque para Jardel, que começou a época com alguma desconfiança e que conquistou o seu espaço. Na defesa, destacamos ainda Maxi pereira. O uruguaio de 30 anos foi uma das figuras da época.
Para o sucesso do Benfica no campeonato contribuíram duas coisas: o afastamento precoce da Liga dos Campeões e adversários que já entraram em campo derrotados.
Jorge Jesus é um treinador de sucesso e merece outros campeonatos. Rui Vitória seria um bom sucessor.


- V. Guimarães
Uma surpresa com muito mérito do seu treinador. A equipa é composta por muitos desconhecidos, vindo de campeonatos inferiores. Ruyi Vitória teve o mérito de construir uma equipa e a prospecção de ver talento onde outros não viram. Hernâni foi uma das referências da equipa, enquanto Bernard, Valente, Alvarez, Josué, Tomané e João Afonso foram outras das surpresas. A necessidade financeira assim obrigou o vitória a recorrer à sorte e ao trabalho.

- Belenenses
Uma das supressas do campeonato! Foram públicas as divergências entre Lito Vidigal e Rui Pedro Soares quanto à constituição do plantel, mas estranhamente os resultados apareceram e o clube vai à Liga Europa. O plantel é constituído por muitos jogadores que já passaram pelo Benfica (Carlos Martins, Miguel Rosa, Rui Fonte e Nelson) e outros da formação (Dálcio, Fredy,  Pele e Gonçalo Brandão), tendo a particularidade de serem todos portugueses. Ao contrário por exemplo do Penafiel, aqui houve talento, vontade e talvez melhores prémios. Portanto, uma equipa de jogadores portugueses, jovens, depois de estar no limbo, chega ao 6º lugar, é uma das boas surpresas do campeonato.


- Boavista.
Candidato à descida, com garra e empenho conseguiu os objetivos. Petit teve muito mérito e acreditar e fazer os jogadores acreditar, porque talento há pouco. Percebe-se a dificuldade em construir um plantel, num clube desacreditado e que com certeza oferecia pouco dinheiro. Zé Manuel, Mika, Sandro Lima, Afonso Figueiredo, Carlos Santos e Phillipe Sampaio foram os melhores.


- Paços de Ferreira
Depois do insucesso da temporada passada, esta época, com muito menos investimento, correu muito melhor. Para Paulo Fonseca, esta aposta era de altíssimo risco depois do desastre e má imagem que deixou no FC Porto. Em Paços, a pressão era menor e talvez opor isso e com os jogadores certos, as coisas correram muito bem. Uma época tranquila, com uma aposta anormal na formação (Diogo Jota, Sousa e Andrezinho) e com a projeção de vários jogadores (Sér4gio Oliveira, Bruno Moreira e Seri).

- Moreirense
Bem diferente daquilo que nos habitou. O Moreirense apresentou-se muito regular, com um plantel estruturado, humilde e talentoso. Mérito também de Miguel Leal que foi uma das agradáveis surpresas.

Sem comentários: