quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Taça da Liga - 1ª Jornada

Ontem foi dia de futebol. Jogou-se a 1ª jornada da Taça da Liga, com uma surpresa vinda do Dragão. O Marítimo tornou a ser "o" obstáculo de Lopetegui.

- Nova derrota frente ao Marítimo
Em 2015, as derrotas em Portugal do FC Porto foram sempre contra a mesma equipa: o Marítimo. Lopetegui tem de ir "à bruxa".

- Marcano irreconhecível
Jogo negro, muito negro, para o central. Esteve nos três golos do Marítimo. Depois deste jogo, a vida no Dragão fica mais complicada. Via Verde para Indi.

- Maicon ou Varela: qual dos dois o pior?
Os jogadores mais experientes desta equipa foram os que estiveram pior. Maicon esteve mal (ainda assim menos mal que Marcano). Varela foi um nulo em campo (porque só saiu aos 76'?). Evandro também esteve no insuficiente. Já Imbula, no tempo que esteve em campo, pouco mostrou.

- Tello e André André, as excepções
Se André André é indiscutível, Tello aproveitou a oportunidade. André Silva estreou-se bem, no meio de tanto desacerto dos centrais.

- Marítimo em excelente nível
A noite foi de sonho para o Marítimo e Ivo Vieira já pode dormir mais descansado. Alex Soares, Fransérgio, Marega, Salin destacaram-se.

- Jimenez decide em apenas 3 minutos de jogo
Rui Vitória não tem confiança no mexicano, dando-lhe oportunidades fugazes. Ontem, aquele que foi o reforço mais caro desta época, decidiu a partida em apenas 3 minutos de utilização. Jonas foi mais uma vez preponderante no ataque no Benfica apesar de ter entrado aos 57'. Ou seja foram os suplentes utilizados e habituais titulares que salvaram o jogo do Benfica. Lisandro esteve muito bem na defesa.

- Mau jogo do Benfica
O Benfica ganhou mas não foi fácil. O adversário deu luta e Vitória deu espaço a jogadores de segunda linha. Se Jimenez aproveitou, houve outros que nem por isso. Destacamos Cristante, Talisca e Samaris. Eliseu também não existiu. Carcela foi um misto do bom e do inexistente.

- Nacional não fica para a história
Assustou, jogou olhos nos olhos, mas perdeu. Soares foi o melhor apesar de só entrar na segunda parte.

- Jogo de estreias
Lindelof (equipa B), Ederson (ex-Rio Ave) e Alan Henrique (ex Beira Mar) estrearam-se.

- Sporting com classe
Gostei do jogo do Sporting. O adversário desistiu após o 2-1 e o Sporting deslumbrou, com duas bolas no poste e mais um golo.

- Miúdos de Jesus em alta
A dupla da equipa B promovida por Jorge Jesus continua muito competente. Ontem foi um jogo muito bom de Matheus e Gelson. Além de titulares, o segundo marcou um golo. Jefferson esteve também muito ativo, enquanto Slimani levou duas ao poste e Ruiz que entrou aos 65's ainda fechou o resultado num grande lance.
Por outro lado, nas 2ªs linhas, Boeck que não nem será titular cometeu um enorme frango, mostrando que nem sombra faz a Patrício. Aquilani, pelo contrário, aproveitou a oportunidade e marcou um golo. Naldo esteve bem. André Martins não desiludiu.

- Mau P. Ferreira
Não fosse o frango de Boeck não teria marcado. A equipa estava desinspirada e depois do 2-1 desistiu. Estes jogos são uma montra e o Paços foi uma desilusão. Esperava mais. Destaco ainda assim o lançamento de mais um jovem júnior na equipa principal: Tiago Serralheiro.

- Pouco público
20.107 na Luz, 23.462 em Alvalade e 31.219 no Dragão

- Rio Ave vence Leixões sem surpresas
Confirmou-se o favoritismo, com alguns jogadores menos conhecidos a constar nos destaques. Taha Zarei, guarda redes do Leixões, iraniano, 19 anos, ex Naval fez muitas e boas defesas; Abalo e Kizito portaram-se bem. Kayembe fez um belo golo e Diogo Nunes, produto da formação leixonense, marcou o golo de honra.


- Moreirense vence Oriental sem surpresas
Muitos golos marcados, mas as segundas linhas do Moreirense responderam bem. Rafael Martins, o melhor do Moreirense entrou na 2ª parte e desequilibrou completamente o jogo com um bis (um de  penalty). João Sousa, ex-júnior e titular, provocou o primeiro golo da sua equipa, enquanto Boateng também marcou. Para o Oriental, fica a infelicidade de Diego Tavares e o golo de Fernando, assistido por Bruni Aguiar.


Sem comentários: