sábado, 14 de maio de 2016

2ª Liga: 46ª Jornada

Aleluia! Terminou um dos campeonatos mais longos do futebol português e que, por esse motivo, também perdeu algum encanto. No entanto, houve emoção de sobra com algumas equipas a decidirem o seu futuro apenas nesta derradeira jornada. Vamos ao que interessa: D. Chaves e Feirense sobem; Atlético, Farense, Oriental, Mafra e Oliveirense descem. O Portimonense morreu na praia.




 - Feirense
Objetivo alcançado. Subida conseguida.

Cheguei a duvidar que José Mota conseguisse objetivo, quer pelo favoritismo do Portimonense quer pelo seu estilo de jogo de bola para a frente, mas com sorte e ajuda da concorrência o Feirense regressa ao palco dos sonhos! Parabéns!

- Ac. Viseu
Conquistou a permanência. O Ac. Viseu estava a fazer uma época tranquila. O plantel foi muito curto, mas feito à medida do seu treinador Ricardo Chéu, depois de no defeso passado ter enviado muitos jogadores para a Liga NOS. A meio da época e por razões não explicadas, o treinador saiu e entrou Jorge Casquilha. Os resultados não apareceram e valeram os pontos alcançados por Cheu. Nesta última jornada, salvou-se ao vencer o Sp. Covilhã. Valente susto.

- Leixões
Ufa! Depois da desilusão das duas ultimas jornadas em que o Leixões perdeu em casa perante o estádio cheio e bilhetes grátis, foi sofrer até aos 86's. O Leixões permanece na 2ª Liga para sossego dos adeptos e dos credores. Sem dúvida nenhuma que este histórico tem de estar nos campeonatos profissionais, ainda por cima com uma aposta recente tão vincada na formação.

- Benfica B
Ganhou frente a um adversário desmotivado. Cinco golos sem resposta. Hélder Cristóvão teve uma época complicada, com os seus melhores jogadores a serem chamados à equipa A (Renato Sanches, Lindelof, N. Semedo e Gonçalo Guedes). Privado deles, teve de recorrer à equipa de juniores e atuar com jogadores sem experiência. Os resultados refletiram isso mesmo. O Benfica salvou-se na última jornada, regressando muitas dessas estrelas para ajudar a equipa.




- Farense
Cai por culpa próprio. Se não fosse o amadorismo de não ter atenção ao cumprimento dos regulamento ter-se-ia mantido. Além disso o que falhou? A ausência de um projeto. Os treinadores estão todos de passagem e o veterano Horácio Gonçalves não resolveu nada. Ao nível de jogadores, muitos estrangeiros e mil e uma nacionalidades, sem qualquer valor acrescentado ao futebol português.

- Mafra
Vítima da inexperiência. Se tivesse vencido teria feito a festa. O mercado de Inverno e a chegada de Jorge Paixão trouxeram melhores resultados e ressuscitaram a equipa. Porém, a inexperiência falou mais alto. Deixou uma boa imagem e deu a conhecer jogadores interessantes.

- Atlético
Este clube não vai deixar saudades. Muito polémico, com dirigentes muito estranhos e sem projeto desportivo. Todos os anos entra um plantel novo. Excesso de rotação sem uma visão clara do que se pretende para o clube. Até as instalações refletem essa falta carisma.

- Jorge Andrade
Desceu duas equipas numa época. Outro Costinha? Mais vale dedicar-se ao comentário televisivo e já agora a fazer dieta.

José Mota
(Feirense)

Sem comentários: