domingo, 1 de maio de 2016

A coragem do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira promoveu ontem a titularidade de mais um jovem jogador da sua formação: Francisco Afonso, num jogo fundamental no acesso às competições europeias.

Ao contrário de muitos que se apregoam defensores da formação, mas que na verdade é só para ficar bem na fotografia, o Paços aposta discretamente na sua juventude.

Na época passada foi Diogo Jota (hoje titular indiscutível e a caminho do At. Madrid) e André Leal. Esta época, já foram chamados Roger, Raul e ontem foi dada a titularidade a Francisco Afonso. É muito corajosa esta promoção dada pelo Paços de Ferreira, encarnada pelos treinadores Paulo Fonseca e Jorge Simão.

Olhando para a performance das equipas, nos juniores, a equipa de Vasco Seabra está na fase de apuramento de campeão; nos juvenis luta para não descer aos distritais e nos iniciados segue uma luta tranquila pela permanência. Ora como se explica o sucesso dos juniores? Simples, o Paços de Ferreira tem aproveitado as dispensas do FC Porto e aproveitado os bons talentos do Grande Porto que não cabem nos Dragões. Com a queda do Boavista e do Leixões, são o Rio Ave e o Paços quem têm servido de escapes aos dispensados dos Dragões. Raul e Francisco Afonso são exemplos.

Notável a coragem dos dirigentes do Paços em apostar em jovens desconhecidos, que tão boa resposta têm dado.

Sem comentários: