domingo, 8 de maio de 2016

Liga NOS - 33ª Jornada

Penúltima jornada, jogada às pingas, com a indefinição e emoção a marcá-la. Ainda não se sabe quem vai ser campeão: se o Benfica, se o Sporting. Na luta pela Europa, Sp. Braga e Arouca têm acesso garantido, faltando descobrir quem ocupará a terceira vaga. Na luta pela permanência, a ascenção do Tondela veio baralhar as contas.





- Benfica
Mais uma jogo que venceu nesta sua cruzada humilde. Sem folclore e muito desvalorizado, a verdade é que Rui Vitória começou mal, mas tem vencido todos os último jogos. Vitórias tangenciais é verdade, com adversários que mal vão a jogo, mas a verdade é que os resultados atestam a valia da equipa. Na Madeira, não foi uma vitória fácil, mas foi uma vitória. O resto é conversa. Ederson continua a afirmar-se a tornou as redes do Benfica invioláveis, sentando Julio Cesar no banco. A defesa além de marcar golos, continua sem sofrer golos e sem Luisão. Lindelof deu conta do recado, tal como André Almeida sucedeu a Maxi. No meio campo Fejsa sucedeu com eficácia a Gaitan e Renato Sanches espalhou influência (embora neste jogo tenha sido expulso) Mitroglou e Jonas entenderam-se na perfeição. Talisca, relegado para segundo plano, mostrou que ainda é carta do baralho.

- Sporting
Jogo perfeito do Sporting, com Gelson a bisar tal como Brian Ruiz. No entanto o Sporting pode perder o campeonato pela sua falha no clássico.

- Sanchez
Muito mérito do treinador do Boavista. Se na época passada Petit conseguiu um milagre com uma equipa tão fraca, esta época a qualidade não melhorou e Sanchez conseguiu a permanência tranquilamente. Trabalho muito bom do boliviano que atingiu os objetivos.

- Tondela
Petit consegui o "milagre" e a uma jornada do fim, a equipa ainda pode sonhar pela permanência. Vitória em Paços onde valeu tudo, inclusivamente mandar dois adversários para o hospital.

- FC Porto
Mais um golo sofrido, mas com jogadores a aproveitar a oportunidade. Que o diga Sérgio Oliveira. Abusou nos livres, mas lá conseguiu marcar e está a aproveitar a oportunidade de Peseiro. Quem anda desesperado para marcar é André
Silva. O golo ainda não surgiu, mas é de jogadores como estes, que não desistem, que o FC Porto precisa.





 - Calendário dos jogos
É inadmissível numa jornada em que está tudo em aberto não haver igualdade de circunstâncias no que à marcação de jogos diz respeito devido aos interesses televisivos.

- Tricas entre Benfica e Sporting
Está-se a jogar muito futebol fora das 4 linhas. João Gabriel, Pedro Guerra e Bruno de Carvalho são os piores. Todos perdem com isso.

- Agressividade do Tondela
A equipa de Petit usou da força uma arma. Mandou dois adversários para o hospital.

- U. Madeira
A vitória da Académica tranquilizou a equipa, mas a vitória do Tondela veio baralhar as contas. A equipa não podia perder no Bessa e tem a permanência em risco.

- V. Setúbal
Quando o guarda redes Ricardo é o melhor em campo numa derrota de 5-0 está tudo dito. As saídas de Suk e Semedo não podem explicar a péssima 2ª volta em que o Setúbal ganhou apenas um (!) jogo. Percebo a poupança de jogadores importantes para o jogo do tudo ou nada com o Paços.

- Rio Ave
Valeu Postiga num mau jogo do Rio Ave que tornou a desperdiçar a oportunidade de chegar ao lugar europeu.

Rui Vitória
(Benfica)

Sem comentários: