quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Antevisão da 1ª jornada Liga NOS 16/17

O FC Porto tem o desafio mais complicado: vai jogar fora, em vésperas de encontro decisivo com AS Roma e o Sporting. Muita pressão para um treinador novo, com um plantel ainda longe de estar fechado. O atraso na resolução de dispensas e de contratações revela duas coisas: i) a incapacidade de chamar talento para o Dragão - três épocas sem títulos, um início difícil e os prejuízos no 3º trimestre afasta
m jogadores; ii) a incapacidade de vender pelos números que estávamos habituados. Quando se ganha é tudo mais fácil...
O Rio Ave aparece mais experiente nesta jornada, pois já teve dois jogos oficiais nos quais empatou. Face à época passada, perdeu jogadores importantes como Lionn, Ukra e Postiga. Chegaram outros prometedores como Rúben Ribeiro, Gil Dias e Rafa. O treinador Capucho vai ter de trabalhar e ser humilde para ter sucesso.

Em Tondela, o Benfica é favorito depois do jogaço que fez na Supertaça. Mas vai ter de se aplicar e não desvalorizar o adversário. Cervi deixou água na boca em Aveiro e André Horta conseguiu impor-se para repetir a titularidade. O Benfica está forte, mantendo os goleadores Jonas e Mitroglou. Veremos com o tempo se Gaitan e Sanches não deixarão saudades.
Do lado do Tondela, mais do mesmo. O plantel mudou, com muitos emprestados, estrangeiros e aposta zero nos jovens beirões. Pité é uma das esperanças (Guzzo também era em 15/16 e depois foi o que se viu). Petit promete garra e entrega, mas o seu campeonato não é com o Benfica. É de louvar que nesta época receba os grandes no seu estádio e na sua cidade.

Em Alvalade, o Sporting recebe o Marítimo. Até agora, os leões conseguiram manter a totalidade dos campeões europeus com os prós (qualidade de jogo) e contras (desmotivação dos jogadores e ausência de mais valias). Slimani quer sair, mas o clube não deixa, o que pode fazer possíveis reforços pensar duas vezes se querem vir o Sporting. Seja como for, o Sporting está mais forte, mas até 31 de Agosto tudo pode acontecer.
O Marítimo apresenta-se renovado com uma estratégia que me parece errada. Saíram jogadores com história e sentimento no clube (Salin, Ruben Ferreira, João Diogo e F. Ferreira depois de José Sá e Marega terem saído no Inverno), entrando imensos brasileiros. Só existem três portugueses no plantel. Tem tudo para correr mal.

No Minho, derby dos antigos. O Sp. Braga vem a lamber as feridas do jogo com o Benfica, mas não vai encontrar uma equipa tão forte com os vermelhos. Para já está a conseguir manter Bolly e Rafa que são opções para Peseiro e não houve mais mexidas no plantel. Se se mantiver assim, é esperado que o Braga faça uma época igual à do ano passado: tranquila e no 4º lugar.
O V. Guimarães reforçou-se melhor esta época (jogadores mais experientes Rúben Ferreira, Aurélio e Soares e outros talentosos da equipa B), manteve outros importantes e viu sair Otávio. Contratou um treinador que dá garantias: Pedro Martins. Espero o Vitória a lutar pelo 5º lugar, pois tem condições para isso.

No Bessa, o Boavista recebe o Arouca. O Boavista também é mais do mesmo: um plantel fraco a lutar para não descer. Não vai trazer nada de novo. A dúvida é se terá a mesma sorte que nos dois anos anteriores. Já o Arouca manteve o treinador Lito Vidigal e boa parte do plantel. Tenho algumas dúvidas se conseguir gerir bem o cansaço europeu com o campeonato e se a época passada não foi uma exceção. O Guimarães esta época está mais forte...

O Moreirense apresenta-nos o treinador e guarda redes revelação da 2ª Liga 15/16, Pepa e Markadozie respetivamente. O plantel é curto e saíram jogadores influentes.Vítor Gomes é o único jogador que experiência neste plantel. Tenho algumas dúvidas se vai correr bem.
Já o Paços de Ferreira traz-nos um novo treinador à Liga como é hábito: Carlos Pinto. Diogo Jota e Manuel José podem deixar saudades. O plantel é muito jovem mas equilibrado. Entraram jogadores promissores como João Pinho, Pedrinho, além de Leandro, Ivo Rodrigues e Rabiola.

No Estoril, os canarinhos recebem o Feirense. O Estoril tal como o Marítimo, apresenta um contingente enorme de brasileiros. Porém, o clube habituou-nos a apresentar jogadores talentosos e com potencial. Será esta época exceção?
O Feirense é o clube com o plantel mais fraco e o principal candidato à descida. Teve o mérito de manter alguns jogadores da formação que podem dar o salto. Ter José Mota vindo da época passada é uma mais valia, porque o plantel precisa claramente de ser reforçado.

O V. Setúbal também promete mais do mesmo: lutar para não descer. As finanças andam apertadas, mas o clube lá vai resistindo. O plantel recebeu vários emprestados o que é arriscado.
Já o Belenenses também arrumou a sua casa. A surpresa Bakic rumou a Braga, mas Palhinha promete estar à altura. Espero um Belenenses a fazer um campeonato tranquilo (nem mais nem menos que isso).


Por fim, o Nacional - Chaves. Apesar de adiado, o Nacional tem um plantel mais económico que no passado. Saíram jogadores importantes como Soares, os manos Aurélio e Gottardi. Manuel Machado terá de encontrar soluções como sempre o fez. Chegaram jogadores sem experiência de 1ª Liga, mas das fraquezas se faz força e ainda se espera mais talento até ao fecho mercado.



O D. Chaves regressa ao fim de muitos anos à Liga, combatendo a desertificação do interior no futebol português. O treinador é jovem, competente e tem uma época de experiência. O plantel sofreu baixa de jogadores importantes no percurso vitorioso da época passada, faltando talento no  meio campo. Esta época será para lutar pela permanência.

Sem comentários: