domingo, 1 de janeiro de 2017

O que esperar de 2017?


- Eleições no Sporting
Vai haver eleições no Sporting. Se olharmos para o mandato de Bruno de Carvalho, verificamos que apenas ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. O seu grande projeto com Jorge Jesus ainda vai a meio (veja-se que JJ também demorou a engrenar). Porém o presidente gosta muito de expor e a arrogância pode sair-lhe muito cara. Veremos quem serão os candidatos.

- Hegemonia do Benfica
A melhoria da estrutura e da estabilização  do plantel e de Jorge Jesus foram os pilares para o sucesso atual. Para 2017, prevê-se que seja mais uma vez um passeio para o Benfica, claramente candidato a todas as competições.

- FC Porto
Se não acontecer nada de saúde a Pinto da Costa, esperamos que em 2017 o FC Porto continue em 2º plano a preparar o regresso aos tempos áureos com base nos jogadores da formação. Durante anos, o FC Porto viveu acima das possibilidades. Para isso foram contribuindo as mais valais extraordinárias com a venda de jogadores. Agora, com as dívidas a aumentar, sem as vitórias e títulos e sem os goleadores prontos a serem vendidos, os tempos são de contenção.

- A aposta na formação
Sem dúvida que este e o caminho a seguir e muitos clubes já começam a seguir este caminho. Se na altura de crise, foram os falidos a fazê-los por necessidade, a verdade é que a melhoria da formação, o abandono dos pelados e a melhor qualidade dos escalões jovem farão os clubes intensificar essa aposta. Por exemplo, o Sp. Braga deverá concluir a construção da sua academia.

- O aparecimento dos magnatas à procura da galinha dos ovos de ouro
Têm várias nacionalidades e povoam o futebol português. São mais os insucessos do que os sucessos nesta roda de "investidores". Geralmente investem em clubes em dificuldades, alimentando ilusões e quando as coisas correm bem, dizem que é investimento para manter. Quando corre mal, fogem. No entanto, creio que em 2017, serão eles que farão a diferença nos escalões inferiores.

- Futebol feminino
Fernando Gomes deu a cenoura e o fenómeno parece estar a pegar. A seleção garantiu o apuramento histórico para o Europeu a realizar este ano. Existe uma certa curiosidade para testar se vai haver alguma surpresa. Alguns clubes com peso já aderiram. Faltam o FC Porto (só tem seniores), Benfica e V. Guimarães para a modalidade crescer a sério.

- Restantes modalides
Salvo alguma facto extraordinário, ainda têm pouca relevância em Portugal (talvez com exceção do futsal).

Sem comentários: