sábado, 29 de abril de 2017

O Portimonense, a subida e o investidor que dá a cara

Na 2ª Liga são muitas as SAD's com "investidores" dos quais apenas se conhece a nacionalidade. São os argentinos do Freamunde, os italianos do Olhanense, os chineses do Cova da Piedade e do Vizela, os brasileiros do D. Aves. No Portimonense, também há um investidores brasileiro.
A diferença é que dá a cara/nome. É Theodoro Fonseca, agente de futebol, nomeadamente de Hulk.

Estes investidores são olhados com alguma desconfiança. Exemplos como o Beira Mar, o Atlético CP e o mais recente Olhanense demonstram que alguns vêm este investimento na 2ª Liga como algo de curto prazo, não apostam no jogador português e deixam um rasto de destruição dos clubes por onde passam.

Que imagem fica deste Portimonense?
- É a primeira equipa a subir desde a "onda" que trouxe "investidores" ao futebol profissional, ao obrigar os clubes profissionais a assumirem-se como "empresas".
- Uma SAD com bastante capital pois conseguiu o melhor treinador para a subida de divisão e algumas das estrelas (Pires, Pedro Sá).
- Ambição em chegar mais além
- Um clube sem mística. Apesar da qualidade, o clube é maioritariamente composto por jovens brasileiros, sem apostar na formação, nem no jogador português.
- Dúvidas quanto a prioridades: o bem da região e do clube ou a rentabilização de investimentos e passes de jogadores que são autênticos flops. Este é um dos principais riscos destas "SAD's".

Não sabemos o futuro, mas há reservas...

Sem comentários: